Desde os tempos mais remotos na história das religiões as velas sempre foram utilizadas.
Dentro da Umbanda, por ser uma religião de cunho místico, onde a vela tem relação direta com a luz, seu uso é indispensável, em todos os rituais.
Uma entidade além de firmar o elemento fogo em seu ponto, que usamos na transmutação das energias, ela firma a luz em seu trabalho, usando a vela para alinhar as energias e dando sentido de ordem para cada trabalho, cada vela firmada tem uma função em seu ponto, lembrando que há sempre um equilíbrio de valas em quantidades Ímpares, cada vela representa um ponto de luz aberto a ser trabalhado, transmutando, firmando as energias usadas pelos espíritos e também servem para saber qual linha está sendo trabalhada no momento, ajudam a dar sustentação de força para gira e os trabalhos a serem realizados, assim sendo cada linha pertence uma cor, azul Iemanjá, laranja Iansã, amarelo Oxum e assim por diante.
Entre outras usamos para firmeza do congá, dos alguidares, das linhas a serem trabalhadas, do ronco, e da tronqueira, sempre pedindo autorização e a proteção do que se é firmado, para que tudo e todos tenham a luz em seu caminho.
Quando acendemos uma vela?
O ato de acender uma vela reúne em si duas ações, a demonstração da fé e o desejo de ligação mais íntima com o mundo espiritual. É o momento em que se faz uma ponte mental entre o seu consciente e o pedido ou agradecimento que está sendo feito à determinada entidade, ser de luz ou Orixá, com a qual estiver sintonizado.
Ao acendermos velas para nossos guias devemos sempre fazê-lo em total concentração, mentalizando sempre seus pontos de força na natureza, mantendo nosso pensamento firmemente direcionado para o que se deseja alcançar, lembrando que jamais devemos evocar a força de nossas entidades para fazer mal, pois, nesse momento a energia emitida pela mente do médium, irá englobar a energia do fogo e juntas viajarão pelo espaço para levar aos guias a razão pela qual está sendo feita a queima.
Uma vela ao ser acesa leva em torno de 4 a 6 horas para queimar isso no mundo físico, no mundo espiritual a vela leva mais tempo para se apagar, o tempo necessário para cumprir sua função, por isso não devemos acender uma vela em vão, apenas quando a necessidade pois a intenção que está impregnada a ela tem muito poder.
Não devemos acender velas de cor em casa, apenas vela branca, quando acendemos uma vela abrimos um portal em nossos lares, e não sabemos o que pode passar por esse portal, como no astral ela fica acesa por vários dias o portal fica aberto por esse mesmo tempo, por isso devemos acender apenas vela branca e oferecer para nosso anjo da guarda pedindo proteção e paz de preferência com um copo de água ao lado para ajudar a filtrar as energias do ambiente, mesmo sendo vela branca não devemos acender no quarto enquanto dormimos nosso corpo relaxa e ficamos mais suscetíveis e vulneráveis a energias, e como a vela mesmo sendo branca tem a função de transmutação pode afetar nosso descanso físico, sempre acender a vela em outro cômodo da casa em um lugar seguro para não pegar fogo.
Uma casa de umbanda tem as firmezas necessárias para esse tipo de prática com velas de cor, local onde temos total segurança.
As velas são elemento de grande valia, sendo usado com respeito e responsabilidade sem exageros.
Uma vela pode ter vários sentidos, e pode ser utilizada para várias coisas, de a ela o sentido correto no momento certo, podemos utilizar ela apenas para iluminar o escuro ou enfeitar a mesa, cada situação pede um cuidado, um sentido e respeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário