A Umbanda é natureza pura e divina, soma de elementos que correm entre trabalhos e banhos, as ervas são elementos importantes, elas nos limpam nos banhos de descarrego, nos curam e imantam nosso corpo com boas energias.
Cada orixá tem suas ervas para descarrego, banho e cura, são com essas ervas que fazemos o amaci, defumação, cruzamento de guias entre outros, cada filho tem seu orixá e usa suas ervas quando precisa.
Na Umbanda é o sangue vegetal que na forma de banhos nos purifica e consagra, quem for banhado por elas espanta os males físicos e espirituais um dos grandes mistérios em quase todos os ramos da Magia em todo o mundo é a utilização das plantas, raízes e sementes das ervas mais variadas. São usadas tanto em forma de defumações para os Orixás quanto para banhos purificadores, protetores e de cura.
Devemos tratar as ervas com respeito e carinho, sempre pedir licença para Oxóssi orixá de todas as ervas e folhas antes de colher, as folhas e as ervas contêm vida, nos ajudam e nos protegem de todas as formas e nos dão o ar que respiramos curam nossas doenças corporais e astrais.
A seguir citaremos algumas das ervas mais usadas na Umbanda e o Orixá pertencente:
OXALÁ
Levante, Erva Cidreira, Alecrim, Hortelã, Boldo, algodoeeiro colônia, girassol, funcho malva cheirosa
YEMANJÁ
Unha de vaca fls de Lágrimas de Nossa Senhora, Mastruço, Chapéu de couro, Jasmim, anis erva de Santa Luzia, pata de vaca, hortelã alfazema, lavanda
OXUM
alfavaca, arnica, calêndula, camomila erva cidreira, ipê amarelo, gengibre, rosa branca e amarela
OXOSSI
carapiá ou contra erva, salgueiro chorão jurema, eucalipto, alecrim do campo guiné caboclo, samambaia pariparoba, alfavaca
YANSÃ
amor agarradinho, bambu, dormideira romã, espada de Iansã, louro, manjericão pitangueira, alfazema
XANGO
Café (Folhas), Mangueira (Folhas), Erva de São João, alfavaca roxa flamboyant, manjerona, hortelã, levante cipó mil-homens, mentrasto, nega min
OGUM
Flecha de Ogum, Erva de Bicho (Folha de Jurupitã), vence tudo, abre caminho aroeira, pinhão roxo, carqueja, pata de vaca agrião, losna, jatobá, espada de São Jorge
Lembrando que nem todas as ervas são indicadas para uso interno por serem tóxicas quando ingeridas .
ERVAS PARA AFASTAR MAUS ESPÍRITOS – São usadas para fazer Sacudimentos de Pessoas e Ambientes como: Losna; Cipó; Comigo-Ninguém-Pode; Fumo; Alho; Crisântemo; Bananeira; Abre-Caminhos; Espada de São Jorge; Pinhão Roxo; Guiné; Mamona, entre outras.
ERVAS PARA AMULETO – Usadas com a finalidade de Proteção e Segurança, são as seguintes: Alfavaca ou Manjericão; Guiné; Arruda; Indirí; Alecrim; Canela Preta; Espada de São Jorge, entre outras.
A combinação das ervas, deve ser feita de acordo com a necessidade, não há mistério, desde que conheçamos as ervas e sua classificação e para que serve.
As entidades de trabalho como Preto Velho, Caboclo, Exu também usam as mais variadas ervas de acordo com sua necessidade, manipulam o sangue vegetal das plantas em nosso benefício, cada linha com sua preferência ou de acordo com a urgência de quem pede seu auxílio.
Os espíritos utilizam muito nosso conhecimento na hora dos trabalhos, por isso é muito importante que o médium tenha algum estudo sobre o assunto, pois isso facilita o desenvolvimento dos trabalhos, tanto com ervas quanto aos outros materiais.
O estudo das ervas é muito importante pois são usadas em todos os rituais na Umbanda, sempre de uma forma coerente e sem exageros, com responsabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário