terça-feira, 22 de setembro de 2015

Amaci, amacia ou amaciado na Umbanda




O amaci Abre a mente os sentidos e a alma, esse ritual é um dos mais belos dentro de um terreiro, é a hora em que o filho se entrega junto ao seus guias a casa que ele escolheu para trabalhar em nome da fé. Amaci vem da palavra amaciar "se tornar receptivo",  é um ritual onde um médium iniciante se entrega totalmente aos trabalhos e a casa que escolheu, amaci não é batismo, a uma grande diferença entre os dois, o amaci faz com que você aceite o compromisso de trabalhar dentro da lei da umbanda com seus guias e serve também como uma proteção de sua coroa junto ao seu Orixá, batismo é quando você aceita a religião em sua vida, é quando você tem a certeza absoluta que essa religião será sua verdade. É através do amaci que seu Pai ou Mãe de santo irá cuidar de sua coroa junto aos espíritos da casa, nesse momento que será lavado sua cabeça ou coroa com as ervas e a bebida de seu Orixá junto a suas guias de proteção. A pemba é utilizada neste ritual, cruzando a cabeça do filho pedindo discernimento, proteção e que sempre tenha bons pensamentos  e que a luz de seus Orixá sempre ilumine sua coroa, é cruzando as mãos deste filho para que elas sejam abençoadas e que tudo que possa ser feito ou tocado pelas suas mãos caminhe na lei, luz e amor, é cruzado também os pés desse filho pedindo firmeza em seu caminho e que sempre pise firme com segurança dentro da lei da Umbanda, cruzamos a nuca pedindo a proteção dos guias e dos Orixás para esse filho. A pemba usada para esse ritual será branca, cor branca representa tudo e todos na Umbanda. É feito um preparo de ervas dentro do Quartilhão, quartilha ou quartinha do dirigente da gira, erva macerada com água, é com esse preparo de ervas que será lavado a coroa do filho, é colocado dentro de um alguidar de barro as guias de proteção desse filho, então aproxima - se e sua cabeça ao alguidar e lava sua coroa pedindo para que seu orixá traga luz a seu caminho e que não lhe falte amor, fé e proteção, separado do alguidar é lavado a coroa com a bebida do orixá com o mesmo fundamento, alguns misturam dentro do alguidar a bebida junto às ervas, outros preferem deixar dentro do alguidar apenas erva e água. Depois do amaci o alguidar irá representar a coroa do filho na casa, será alimentado com os demais com vela de sete dias e bebida dos orixás pelo dirigente da gira, quando o filho estiver passando por alguma dificuldade, baixamos seu alguidar e acendemos uma vela de seu Orixá na frente do  seu alguidar, ou de acordo com a necessidade de outro Orixá, nunca podemos acender velas de outras linhas, apenas vela do Orixá ou anjo da guarda. O filho pode escolher dois padrinhos para seu amaci, um padrinho espiritual e um padrinho material, devemos escolher bem o padrinho material ele será seu apoio quando você precisar, a escolha deve ser feita com total certeza pois o mesmo não poderá ser trocado por outro, família, sogra (o), marido ou mulher, irmão ou irmã família em geral não poderá atuar como padrinho no terreiro alguns laços familiares podem atrapalhar seu processo de desenvolvimento, os padrinhos espirituais devem ser escolhidos da mesma forma com responsabilidade não poderão ser trocados, apenas espíritos de direita podem atuar como padrinhos no terreiro como caboclos, Eres, preto velho, o único que pode atuar também como padrinho é seu Zé Pelintra por ele ser um preto velho e ter a permissão de transitar em todas as linhas, Exu, Pomba Gira, Exu Mirim, Boiadeiro, Baiano, Cangaceiro, marinheiro e os demais não podem ser padrinhos, os padrinhos espirituais só podem ser os de direita por atuarem junto aos Orixás e também por terem uma evolução espiritual maior. Para selar o amaci o filho é posto no meio, e se pede para tocar o ponto do Orixá correspondente ao filho, geralmente ele irá incorporar seu pai de cabeça um espírito que também é regido pelo seu Orixá isso irá selar seu compromisso com a casa, lembrando que na Umbanda não incorporamos os Orixás somente espíritos de trabalho, os filhos de Oxalá são colocados no meio após o amaci apenas para receber a energia de seu orixá na umbanda não cultuamos caboclos puros de oxalá, os filhos de Oxalá também tem pai de cabeça, geralmente são cruzados com Oxóssi, Ogum e Xangô o mesmo serve para os filhos de Iemanjá, Oxum e Iansã. O filho não pode tomar sereno após o amaci, o pano de cabeça irá proteger sua coroa após, é normal sentir a cabeça pesada e dores em volta da coroa e ficar mais suscetíveis a energias no dia e após, o filho só poderá lavar a cabeça no dia seguinte, o pano de cabeça só deve ser retirado quando o filho for incorporar, depois é colocado novamente em sua cabeça. No dia do amaci é bom ficar mais reservado, tentar não encostar em ninguém, quanto mais reservado você estiver melhor, o preceito pode ser feito 24H00 antes da gira. Se um dia esse filho resolver sair da casa é descarregado seu alguidar, lavando com sabão de coco, ervas, ou sabão da costa e quebrado em seguida, representando o desligamento desse filho com a casa, o que ele venha a fazer ou decidir não será mais responsabilidade da casa e sim dele. 



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