A defumação é feita geralmente nas aberturas de trabalho pelo Pai ou Mãe de santo, defumamos a firmeza do terreiro em primeiro, depois o congá de acordo com o carreiro de cada pai ou mãe de santo os ogãns a assistência e os filhos de corrente e por último o pai ou mãe de santo da gira.
A defumação é uma prática usada por várias religiões, a queima de ervas são usadas para purificação do corpo, mente, espírito e ambiente, cada religião com sua maneira e ritual, defumar também é uma forma de pedir a benção e a proteção para os trabalhos de umbanda, pedindo para que cada Orixá abençoe os filhos da casa e a gira que será realizada, por isso é feito a defumação com sete ervas uma erva de cada orixá, de acordo com a preferência de cada casa ou pai e mãe de santo.
Cada erva posta na defumação contém uma energia e uma purificação diferente, defumar os filhos de fé é dar a eles segurança e bem estar, quando defumamos cada filho saudamos seu orixá de frente, quando vamos defumar um filho de ogum, dizemos Ogunhê meu pai, ou saravá ogum ogunhê, e assim por diante com cada filho de acordo com seu Orixá, trazendo para os trabalho a proteção e a força desse Orixá para com esse filho, sem falar que devemos sempre defumar a assistência pois a fumaça das ervas elimina qualquer tipo de larva astral que possa ter entrado no terreiro, as pessoas dá a assistência também possuem Orixás mesmo não sabendo qual é então quando vamos defumar sempre saudamos dizendo saravá seu Orixá ou saravá sua banda, os ogãns devem ser defumados junto ao atabaque sempre pedindo a proteção do chefe da curimba para que as energias que emanam do som estejam equilibradas e limpas e os ogãns protegidos pelo seu Orixá de frente, o meio do terreiro deve ser defumado também é onde está a firmeza da casa, pois é ali que está o ponto de força e sustentação de energia para todas as giras, quando defumado emana energia positiva para os quatro cantos, sempre pedindo a proteção e permissão de todos os Orixás, o conga deve ser defumado sempre por respeito aos Orixás e linha de trabalho, geralmente é defumado de acordo com o carreiro de cada pai ou mãe de santo da gira do dia, as linhas de preto velho, Ere e caboclos que ficam abaixo no conga devem ser defumados também pois são nossas linhas de direita formam o triângulo da Umbanda, juntos aos Orixás dão força e sustentação de energia para casa, quando defumamos a imagem de iemanjá pedimos sua força e proteção e falamos Odò ìyá minha mãe e assim com cada Orixá de acordo com sua saudação, com as imagens de preto velho pedimos também sua proteção e força e saudamos adorei as almas e assim com o restante também de acordo com sua saudação, sempre pedindo a proteção desses Orixás e guias, defumar o pano de bate cabeça também é muito importante pois ali está concentrado energias e é em cima do pano onde fica as armas dos Orixás de defesa do regente da gira, é onde cada membro da hierarquia bate sua cabeça para seu Orixá pedindo proteção força e discernimento para os trabalhos, e filhos da casa de acordo com sua necessidade, como ele serve também para descarregar as energias de cada um que nele bate a cabeça defumar esse pano é limpar e renovar suas Forças.
A defumação pode ser feita também na casa dos filhos, se algum deles estiver passando por demandas deve ser realizado pelo pai ou mãe de santo uma limpeza com a queima de ervas, sempre saudando os Orixás, fazendo uma oração antes e depois da queima.
A fumaça das ervas espanta os maus espíritos, trazendo leveza e energizando o ambiente para todos os rituais estabelecendo vibrações positivas, formando um círculo de proteção junto aos pontos de força estabelecidos na casa, as ervas queimadas devem envolver toda uma atmosfera sagrada de oração que, como uma nuvem perfumada, sobe até os Orixás nos trazendo benção e proteção divina.
A defumação é um ritual e fundamento muito importante para Umbanda, na queima de suas ervas limpamos e abençoamos o nosso povo todos os dias antes de cada gira, defumar é um ato de benção, amor, cuidado e carinho.
Salmo 140,2: “Livrai-me Senhor do homem mau, preservai-me do homem violento;” e no Apocalipse 8,3: “Adiantou-se outro anjo, e pôs-se junto ao altar, com um turíbulo de ouro na mão. Foram-lhe dados muitos perfumes, para que os oferecesse com as orações de todos os santos no altar de ouro, que está adiante do trono.”
Axé
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